13/07/2008

Terá de acontecer de novo ?

http://veja.abril.com.br/210207/p_058.shtml

Um raio pode cair no mesmo lugar duas vezes provocando um desastre ? Sim, porém, neste caso nao no mesmo lugar mas sim no mesmo bairro. Quando uso este ditado, me refiro a Estação Pinheiros em São Paulo, que em janeiro, desmoronou causando um desastre. As pessoas questionam como pôde uma obra dirigida por uma das cinco maiores empreiteiras do mundo desabar ? Pois bem o mesmo pode ocorrer com a futura estação Fradique Coutinho. Através de um laudo foi apresentado que a futura estação possui fortes irregularidades de construções, estou falando do uso de soldas de estruturas metálicas mais frágeis do que o recomendável, vigas sem soldagem, tubos e conexões de baixa qualidade ou de marcas imcompatíveis, trincas que podem comprometer a estrutura. Estamos diante de uma tremenda falta de ética e de um enorme conseqüência que está próxima de acontecer se o governo nao tomar nenhuma atitude, por questões de "robalheira", falta de responsabilidade e de não querer gastar o dinheiro em peças corretas e de qualidade, que devem ser compradas, para fins úteis e produtivos.
Kayhan Jappe

Construção de prédio afeta 28 casas no Bairro Santo Antônio

Para o link da reportagem, clique aqui.

Bairro Santo Antônio, São Paulo capital, este é o cenário de um de tantos outros casos envolvendo construções que acabam por prejudicar o meio a sua volta. O caso em questão ocorreu na Zona Sul da capital, onde um prédio, ainda em fase inicial de construção, devido à escavação do subsolo, baixou em apoximadamente 30cm o nível do solo naquela área, provocando inúmeras rachaduras em 30 casas e interditando 11 destas. Isso é um absurdo, pois, como uma construtora, empresa responsável unico e exclusivamente para desenvolver projetos que sejam construídos para bem e segurança de todos, falhe de tal maneira? Seja falta de comprometimento, erro nos cálculos ou qualquer outro motivo, quando trata-se de uma questão de tamanha proporção, que atinge parte considerável de um determinado meio, só é aceito o impecável, pois a mínima falha, como neste caso, já ocasiona uma baderna geral, e não é por menos, pois o mínimo que se espera de uma nova construção é que ela esteja, ao menos, vista e revista inúmeras vezes, a fim de não provocar situações como estas. O papel do engenheiro, primordial em meu ponto de vista, nesta situação deixou a desejar, desonrando e envergonhando a profissão, e o que é ainda pior, colocando a vida de pessoas em risco.

KLINSMANN LANGHANZ

12/07/2008

Desabamento na grande São Paulo

http://www.intelog.net/site/default.asp?TroncoID=907492&SecaoID=508074&SubsecaoID=948063&Template=../artigosnoticias/user_exibir.asp&ID=504372&Titulo=Obra%20do%20Fura-Fila%20de%20800%20t%20cai%20sobre%20viaduto

Folha de São Paulo, 02/04/2008

Seiscentos e setenta e cinco milhões de reais já foram destinados a um projeto, visando ter 175km de extensão na zona leste de São Paulo. Concluídos apenas 8km, o indesejável acontece: um desabamento envolvendo 800 toneladas de concreto e materiais em um viaduto pertencente ao projeto, pondo em risco a vida de dezenas de pessoas e trabalhadores que estavam na região. Além do inconveniente que o desabamento causou, criando engarrafamentos quilométricos, o fato tornou-se símbolo de mau uso de dinheiro público, desperdiçando verbas essências para o efetivo fim da obra. Especialistas foram encaminhados para determinar a causa do desastre. O erro foi, provavelmente, causado por um desequilíbrio na hora de injetar concreto em uma placa. O mais surpreendente, apontam os especialistas, foi que o erro poderia ter sido facilmente evitado se houvesse tido acompanhamento técnico. Auditorias do Tribunal de Contas da União já apontaram mais de dez irregularidades nas obras.
Apesar da grande quantidade de verbas investidas no projeto que visava ter 175km de extensão, somente terá 32km. Por falta do acompanhamento de um engenheiro, que no mínimo, deveria estar acompanhando a obra e vistoriando os possíveis problemas, houve grande perda de capital, além do tempo desperdiçado empregado no trecho, colocou em perigo vidas de inocentes.
Até quando deslizes assombrosos por parte dos encarregados do projeto irão ocorrer?

Guilherme Erichsen

08/07/2008

Pier colapsa sob peso de procissão.



Guilherme Herz


Esse vídeo é um trecho do programa Mais Você, exibido no dia 30 de junho de 2008, e mostra imagens de um acidente ocorrido no litoral de SP, na cidade de Bertioga.
Apesar de não esclarecer as causas do acidente, a competência de quem construiu dito píer é posta em questão: teriam os materiais aplicados nessa obra sido de má qualidade? Ou seria um projeto feito às pressas, evitando custos e comprometendo a segurança?
Não é possível responder a essas questões sem uma profunda investigação, porém, trata-se claramente de um caso de falta de compromisso com a integridade física de seres humanos, e, logo, um caso de falta de ética.

07/07/2008

Engenheiro inabilitado anda trazendo 'dificuldades' para clientes

http://www.ultimahoranews.com/not_ler.asp?codigo=79912
25/06/2008

Essa Reportagem não representa somente a falta de ética na profissão da Engenharia, mas sim de qualquer pessoa má intencionada e que visa ao seu próprio bem financeiro. Um caso que ainda não havia sido abordado e que nem por isso é menos importante, o de desvio de dinheiro, ainda por cima de seu próprio chefe. A justiça pode ser falha, mas ela sempre aparece nas horas decisivas. As evidências do crime já serão encaminhadas ao tribunal e esse ladrão será preso.

Caio Machado